sábado, 19 de junho de 2010

A Advocacia

A advocacia em si é uma profissão polêmica! Por vezes tão exaltada e outras vezes tão abominável.
São casos mais horrendos do que os outros, que terminam por afastar toda a credibilidade dos reais profissionais desta área.
Na verdade, ética e consciência profissional é o que falta! Há advogados que confundem a função social deste trabalho com a função de  perturbar, contrariar e tirar o valor da palavra "Direito", usando-se da desonestidade e da falta de humanidade, tentando a todo momento burlar o sistema.
Sinto uma pena irritada, um nojo detestável, quanto a pessoas que atuam de forma tão danosa. Me alivia o peito saber que Rui Barbosa não está mais aqui para assistir a estas atuações tão vergonhosas.
Atualmente as "canalhices jurídicas" são tão corriqueiras... Então, o que estou fazendo na faculdade já que tenho repúdio a tudo isso? Por que tantas noites perdidas com estudo? Estou na área errada???
Não! Não! Não!
Por sorte conheci e também convivi (e convivo) com pessoas que entendem que não se pode se distanciar das virtudes inerentes à advocacia para ser um bom profissional, pessoas apaixonadas demasiadamente pelo Direito e que lutam contra a iniqüidade da justiça, pessoas que me inspiram com a sua honra à verdade, à honestidade, à desambição.
Dizer que dinheiro não importa é hipocrisia, vivemos num mundo capitalista. Mas escolhi o Direito por amor. Sei que será um trabalho árduo. Por isso peço a DEUS humildemente, seja na advocacia ou em qualquer outra área jurídica, que Ele esteja sempre a me orientar, afinal, o próprio Rui Barbosa já dizia: "Não há justiça, onde não haja Deus".



2 comentários:

  1. Assino embaixo Mil, muito bom seu texto!!! Não iremos desanimar tendo em vista estes nada profissionais do direito, pois na verdade não exercem a profissão com amor- é evidente. Tenho vergonha de me deparar com pessoas assim.. e sempre levo um susto, pois para mim nunca será normal!
    Mais nojo, mais repugnância e mais força para continuar lutando e tentando fazer a diferença, principalmente no meio jurídico!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Lua.
    Enquanto for por amor, não deixaremos o real significado da palavra "Direito" falecer para nós.

    ResponderExcluir