terça-feira, 28 de setembro de 2010

E a semana mal começou...

Segunda - feira. 27/09/2010. 21h. Sinaleira de Água de Meninos. Sinal vermelho. Criança com mais ou menos 10 anos de idade faz malabarismo para ganhar um trocado, um alimento. Mas, também preparada para receber mais um "NÃO!" da vida.

O que importa? Já é tarde, as pessoas estão cansadas, precisam ir para suas casas dormir. Amanhã cedinho, elas passarão pela mesma sinaleira e a criança estará lá - pode ser esta ou outra criança, mas estará lá -, e, talvez, estas mesmas pessoas, agora descansadas e bem alimentadas, quem sabe, se encantem com o equilibrismo que o garoto insiste em fazer entre os carros que transitam.

Mais adiante, Largo dos Mares - Calçada. 21h05. Dia de Cosme e Damião. Caruru nas ruas de Salvador é costume. Dezenas de crianças. É festa aos santos que elas fazem? Não! Elas matam a sua fome.

Terça - feira. 28/09/2010. 14h45. Avenida Leovigildo Filgueiras, Garcia. No passeio, próximo a uma igreja (que ironia!), um adolescente jogado. 14 anos, no máximo.Mal vestido, descalço, cabelo sem cortar, muito sujo. Ao seu lado um saco de plástico que não dá para ver o que tem dentro. Um pouco mais à sua esquerda, um doce, ainda embalado. Alguém deveria o ter dado. Não sei.

Pessoas passam. Algumas ignoram, outras olham... até chamam por DEUS. Mas, nada fazem.
Eu? Sou covarde demais para uma atitude. Me mantenho inerte, apenas observo. É muito mais fácil ser telespectador, lembra?

Se ele apenas dorme, se está desmaiado, se está morto? Também não sei responder. O fato é que se trata de mais uma vítima das drogas.

Triste realidade.

(Silêncio...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário